REGULAMENTO

Se você quer se inscrever ou conhecer um pouco melhor esse super programa, confira aqui o regulamento do Vivo Reconhece 2025!



O que é o Vivo Reconhece?

O Vivo Reconhece foi criado em 2021 e seu objetivo é reconhecer, valorizar e premiar as equipes e os projetos que reforçam nosso propósito, com soluções inovadoras, colaborativas, com foco no cliente e de relevância para o negócio. Por meio do programa fomentamos a nossa Cultura, a inovação e a prática de reconhecimento, gerando mais desenvolvimento e um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.

O Prêmio reconhecerá projetos alinhados aos Eixos do propósito “Digitalizar para Aproximar”. Os projetos vencedores serão premiados em dois momentos diferentes: na celebração dentro da Vice-presidência e no Encontro Vivo.


Etapas do Programa

Este ano o programa está estruturado em quatro etapas principais:

Comitê: formado por Diretores em cada Eixo Estratégico, este comitê será responsável por avaliar e selecionar 48 projetos vencedores. As equipes com projetos reconhecidos nesta etapa receberão um troféu, um certificado do programa e participarão de uma celebração especial em suas respectivas VPs.

Curadoria: esta etapa interna é dedicada à validação dos projetos inscritos, permitindo ajustes e readequações em conjunto com os representantes dos projetos.

Sponsor: comitê formado por Sponsors (Vice-presidentes) de cada pilar do propósito. Eles receberão os 48 projetos vencedores da Etapa Comitê e selecionarão 3 (três) destaques e 1 (um) projeto vencedor por categoria, totalizando 24 projetos destaques e 8 (oito) grandes vencedores do ano.

Encontro Vivo: anúncio dos 8 (oito) grandes projetos vencedores do Vivo Reconhece 2025.


Como participar?

Para participar da edição de 2025, o colaborador que atua como líder do projeto deve se inscrever pelo site oficial do Vivo Reconhece, que será divulgado por e-mail, Workvivo e Intranet. As inscrições estarão abertas de 01/09/2025 a 12/09/2025. Inscrições fora desse período não serão aceitas.

O processo de inscrição requer o compartilhamento das seguintes informações:

  • Dados dos colaboradores participantes: número de matrícula, e-mail, foto, nome e sobrenome de preferência, Vice-Presidência e Diretoria.
  • Descrição detalhada do projeto e preenchimento do formulário de participação (você encontra um material explicativo nas divulgações do Vivo Reconhece).
  • Vídeo Pitch de até 2 minutos, explicando seu projeto - Formato mp4.

Veja os diferentes papéis no processo de inscrição:

- Representante líder: Apenas uma pessoa pode assumir este papel, a qual é o colaborador que liderou e representa a maior referência no projeto. Este membro deve pertencer à vice-presidência responsável por garantir o sucesso da iniciativa. Caso o projeto seja finalista, é o Representante Líder que comparecerá ao Encontro Vivo em nome do grupo. Ele é responsável por realizar a inscrição na plataforma e acompanhar todas as etapas do processo.

- Representante: Até dois colaboradores de vice-presidências distintas podem ocupar este papel (somente em inscrições integradas, conforme será explicado no próximo tópico). Esses representantes são os principais pontos focais de suas respectivas vice-presidências e tiveram uma participação fundamental no sucesso do projeto. É importante lembrar que o Representante Líder e os Representantes devem ser de vice-presidências diferentes.

- Membros: São colaboradores que contribuíram ativamente para o sucesso do projeto, mas não ocuparam papéis de liderança. Não há limite para o número de vice-presidências representadas por Membros.

Inscrição integrada com outras vice-presidências:

É possível inscrever um projeto de forma INTEGRADA com outras vice-presidências. Projetos integrados são aqueles que apresentam ampla complexidade e são liderados de maneira colaborativa entre diferentes vice-presidências, onde cada uma desempenha um papel relevante e estratégico para o sucesso do projeto.

Dessa forma, o projeto integrado terá um bônus no critério de Colaboração durante as avaliações e será considerado um dos critérios de desempate.

Cadastro do projeto em inscrições integradas:

Para cadastrar um projeto de forma integrada, o Representante Líder deverá realizar o registro na plataforma e indicar até dois Representantes de vice-presidências distintas. Após listar os Representantes, o Representante Líder poderá finalizar a inscrição incluindo os demais Membros do projeto. Embora não haja limite de vice-presidências para os Membros, é importante respeitar o limite total de até 15 pessoas na equipe, incluindo o Representante Líder, os Representantes e os Membros. Siga o passo a passo abaixo:

  • Defina o projeto que será inscrito.
  • Identifique as vice-presidências envolvidas no projeto e determine quais colaboradores serão os REPRESENTANTES de cada uma delas, além de selecionar os colaboradores que serão os MEMBROS.
  • O projeto deve contar com, no máximo, 15 integrantes na equipe, totalizando o REPRESENTANTE LÍDER (uma única pessoa), os colaboradores REPRESENTANTES (até duas pessoas) e os colaboradores MEMBROS (até doze pessoas).
  • Alinhe com todos os Representantes envolvidos e os demais Membros da equipe o texto de inscrição e o vídeo Pitch antes de submeter o projeto na plataforma de inscrição.
  • Valide o material acima com os diretores responsáveis. É imprescindível que todos os Representantes validem o projeto com seus respectivos diretores.
  • Realize a inscrição na plataforma oficial.

Caso o seu projeto não seja inscrito de forma INTEGRADA com outras vice-presidências, você deve seguir as etapas acima, exceto pela listagem de outros Representantes.

É responsabilidade do Representante Líder acompanhar as etapas de avaliação por meio do e-mail, bem como informar os colegas da equipe sobre o andamento do processo. Não serão considerados um mesmo projeto cadastrado em mais de uma categoria.

Atenção: o sistema considera automaticamente o colaborador que realiza a inscrição como o Representante Líder do projeto.

Observação: eventuais alterações nos prazos serão comunicadas com antecedência.


Que tipo de projeto posso enviar?

Os projetos participantes devem reforçar um dos 6 Eixos Estratégicos do propósito “Digitalizar para Aproximar”, que se desdobram nas 8 categorias de inscrição:


Categoria Características dos Projetos KPIs Associados
1. Vivo Total - B2C ⦁ Infraestrutura de Telecom: expansão de cobertura, melhoria de qualidade e ou melhoria de velocidade das redes de fibra, 4G, 4.5G, 5G; implementação de nova tecnologia; migração de tecnologia.

⦁ Eficiência Operacional: desligue de rede legada; compartilhamento de rede móvel; eficiência em torres; venda de imóveis; retirada/ venda de cobre.

⦁ Totalização: aceleração da convergência de clientes/ Vivo Total (Fibra + Móvel).
⦁ HPs e HCs Fibra;
⦁ Ocupação da Rede da Fibra (Take-up);
⦁ Velocidade Mbps Fibra;
⦁ Cobertura 4G, 4.5G, 5G;
⦁ Parque/ Acessos (Crescimento/ ganho líquido);
⦁ ARPU;
⦁ Sites fibrados;
⦁ Melhoria de SLA;
⦁ Redução de CAPEX e/ou OPEX Operacional;
⦁ Clientes convergentes;
⦁ Clientes Vivo Total.
2. Vivo Total - B2B
3. Vivo Max - B2C ⦁ Serviços Digitais e Novos Negócios B2C & B2B: aceleração e melhoria do portfólio atual; lançamento de novos serviços e produtos digitais; aumento de penetração de serviços (produtos digitais por cliente).

⦁ Consumer Eletronics (Smartphones & Eletrônicos): melhoria, diversificação e aumento de portfólio; aceleração de vendas (em todos os canais).

⦁ Fusão & Aquisição de Empresas: expansão de portfólio; aumento de Startups do portfólio que fazem negócios com a Vivo.
⦁ Receitas Serviços Digitais B2C & B2B (Participação na Receita Total Vivo);
⦁ Margem Serviços Digitais B2C & B2B;
⦁ Penetração de Serviços Digitais na base (P&S por Cliente);
⦁ Penetração Venda de Serviços Digitais nos Canais (Físicos e Digitais);
⦁ Venda de Smartphones e Eletrônicos;
⦁ Penetração Venda de Smartphones e Eletrônicos nos Canais (Físicos e Digitais);
⦁ Participação Startups nos negócios da Vivo.
4. Vivo Max - B2B
5. Vivo Sempre ⦁ Satisfação do Cliente: melhoria de processos / jornada que aumentem a satisfação do cliente (projetos relacionados a digitalização devem ser inseridos em Vivo IA Digital).

⦁ Valor do Ciclo de Vida do Cliente: melhoria de jornada / experiência que aumentem o tempo do cliente na base da Vivo.

⦁ Canais: melhoria da experiência em todos os canais (Físico e Online).

⦁ Engajamento: aumento de clientes e da utilização do Vivo Valoriza, Vale Bônus etc.
⦁ NPS;
⦁ Gap NPS vs. Concorrência;
⦁ TDNAs;
⦁ Abandono de chamadas;
⦁ BD por planta/ Massivas/ Reincidência;
⦁ Índice de Reclamações (Anatel/ Orgãos de Defesa do Consumidor);
⦁ Canais Físicos (Melhoria da experiência e ou melhoria desempenho/ resolutividade);
⦁ Índice de Resolutividade de Problemas;
⦁ Churn;
⦁ Retenção do cliente;
⦁ Clientes engajados e resgates Vivo Valoriza.
6. Vivo IA Digital ⦁ App Vivo: novas funcionalidades; melhoria da experiência do cliente; aumento da utilização do App Vivo.

⦁ E-Commerce: melhoria da experiência; aumento de vendas no e-commerce.

⦁ Casos de uso de IA/ Big Data: uso de IA e/ou digitalização para melhorar processos/ resolutividade (vendas, atendimento, etc.) e geração de eficiências / redução de custos da Vivo.

⦁ Sistemas: modernização tecnológica (implementação, migração, etc.) de sistemas para melhorar a experiência do cliente ou aumentar a eficiência da Vivo.
⦁ Penetração App Vivo no parque/ segmentos;
⦁ Share de atendimentos Digitais;
⦁ Share de Vendas Digitais (e-commerce + App);
⦁ Redução de Tempo com IA;
⦁ Acurácia dos modelos de IA;
⦁ Processos digitalizados;
⦁ Canais Digitais (Melhoria da experiência e ou melhoria de desempenho/ resolutividade);
⦁ Time to Market TI;
⦁ Tempo de Indisponibilidade dos Sistemas/ App;
⦁ Redução/ Otimização de OPEX e ou CAPEX por IA e ou Digitalização.
7. Futuro Vivo ⦁ Ambiental / social: gerenciamento dos riscos e minimização dos impactos sociais e/ou ambientais causados pela operação da Vivo, como consumo de energia e água, emissões CO2, descarte/desperdício de materiais, reciclagem.

⦁ Governança & Compliance: fomento às melhores práticas de Governança Corporativa, transparência e integridade dos processos.

⦁ Regulamentação: fomento de políticas e regulamentos que contribuam para uma operação mais eficiente e perenidade dos negócios; mitigação ou reversão de multas; adaptação a normativas.

⦁ Eficiência Corporativa: benefícios/ eficiência tributários; recuperação de créditos fiscais; redução de custos; redução de contingências; ganhos de renegociação de contratos; redução de processos jurídicos.
⦁ Emissões de CO2;
⦁ Coleta de resíduos eletroeletrônicos;
⦁ Indicadores FTV (pessoas impactadas, professores Capacitados, estudantes beneficiados);
⦁ Reputação (Rep Track, Merco, Top100 Corporate Knights);
⦁ Certificações;
⦁ Multas (TAC, etc.);
⦁ Redução/ Otimização de OPEX/custos por falta de Eficiência Operacional;
⦁ Contingências cíveis e ou trabalhistas.
8. Eu, Nós, Vivo ⦁ Saúde e bem-estar: incentivo ao bem-estar; promoção da saúde; segurança aos colaboradores.

⦁ Diversidade: aumento da diversidade dos times.

⦁ Ambiente de Trabalho: novas formas de execução do trabalho; novas espaços; novas metodologias (squads, design Thinking, etc.). ⦁ Carreira/ Performance: recrutamento (interno e externo), Programas (estágios, aprendiz, Trainees etc), Treinamentos.

⦁ Cultura: reforço e potencialização da Cultura Vivo (Paixão Púrpura).

⦁ Marca: posicionamento da marca; geração de conteúdo; peças e ações publicitárias para impulsionar o posicionamento, reputação e a marca Vivo.
⦁ eNPS;
⦁ Reconhecimentos externos (GPTW, etc.)
⦁ Indicadores Diversidade;
⦁ Turnover;
⦁ Atração/ Retenção de Talentos;
⦁ HCs participantes das ações de saúde e bem-estar;
⦁ Treinamentos (participantes, certificações, etc.);
⦁ Força da Marca (Valor e Top of Mind);
⦁ Reputação da Marca.


Como é feita a avaliação do meu projeto?

O processo de avaliação será feito em etapas:

⦁ Etapa Comitê: Comitês formados por DIRETORES em cada Eixo Estratégico serão responsáveis por avaliar e selecionar 48 projetos vencedores (6 por categoria).

Com base na descrição e nos resultados apresentados, cada comitê escolherá no máximo 6 projetos em sua respectiva categoria.

Serão selecionados os projetos que receberem as maiores notas médias por categoria. Os projetos escolhidos pelo Comitê de Diretores serão, então, encaminhados para a avaliação da Etapa Sponsor, de acordo com suas respectivas categorias.

⦁ Etapa Sponsor: É conduzida por um comitê formado por VICE-PRESIDENTES Sponsors de cada um dos pilares do propósito. Eles receberão os 48 projetos vencedores da Etapa Comitê e selecionarão 3 (três) destaques e 1 (um) projeto vencedor por categoria, totalizando 24 projetos destaques do ano e 8 (oito) projetos vencedores, distribuídos da seguinte forma:


1. Vivo Total - B2C: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
2. Vivo Total - B2B: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
3. Vivo Max - B2C: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
4. Vivo Max - B2B: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
5. Vivo Sempre: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
6. Vivo IA Digital: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
7. Futuro Vivo: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor
8. Eu, Nós, Vivo: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor

Serão considerados vencedores os projetos que receberem as notas mais altas na avaliação. Em caso de empate, serão utilizados como critérios adicionais se o projeto é integrado e os resultados que demonstram maior impacto para o avanço do propósito Vivo.

Critérios de avaliação:

Os projetos serão avaliados pelos comitês com notas de 0 a 10, considerando os seguintes critérios:

  • Alinhamento Estratégico e Cultural: O projeto está alinhado com os eixos estratégicos e a cultura da empresa?
  • Satisfação e Qualidade do Cliente: O projeto melhora a experiência e o relacionamento com o cliente, bem como a qualidade dos serviços prestados?
  • Inovação: O projeto apresenta soluções inovadoras?
  • Retorno Financeiro: O projeto gera um retorno financeiro significativo?
  • Colaboração e Integração: O projeto promove a colaboração entre diferentes áreas da empresa?

Quais são os prazos?

As inscrições dos projetos ocorrerão estritamente no período de 01/09 a 12/09/2025. A avaliação dos projetos será realizada de setembro a novembro de 2025.

Ao final de cada etapa, os membros dos projetos serão informados por e-mail sobre a classificação ou desclassificação de suas iniciativas.

Lembre-se: é responsabilidade do Representante Líder compartilhar com a equipe do projeto todas as devolutivas recebidas


Quais são os papeis e responsabilidades?

Do Representante Líder

  • Apenas 1 (um) colaborador deve exercer esse papel, independentemente de o projeto ter sido inscrito de forma integrada com outras vice-presidências ou não. Esse colaborador deve pertencer à vice-presidência responsável por garantir o sucesso da iniciativa e ser a pessoa que liderou o projeto. Sendo a maior referência para os times envolvidos, caso o projeto seja finalista, o Representante Líder comparecerá no Encontro Vivo em nome do grupo.
  • É responsável por garantir o alinhamento entre todos os participantes da equipe do projeto (independentemente das áreas ou vice-presidências), mantendo todos cientes sobre a inscrição do projeto.
  • Deve acompanhar as etapas de avaliação via e-mail e atualizar os colegas da equipe sobre o progresso nessas etapas.
  • É responsável por validar a lista de participantes do projeto e seus respectivos papéis (Representante Líder, Representante ou Membro).
  • Deve validar a descrição (texto) do projeto com o diretor responsável.
  • Caso a inscrição seja realizada de forma integrada com outras VPs, deve garantir que os outros Representantes também validem o conteúdo com seus respectivos diretores.
  • Deve garantir o envio do vídeo Pitch explicativo do projeto, com duração máxima de 2 minutos, preferencialmente na posição horizontal. O vídeo deve estar no formato MP4 e ter tamanho de até 50MB. É obrigatório que o Representante grave o vídeo em formato selfie, sem a necessidade de recursos visuais (como motion, animações, etc.).
  • É responsável por realizar a inscrição via plataforma oficial, preenchendo e enviando o formulário de inscrição do projeto e o vídeo Pitch, incluindo as informações necessárias para seu perfeito entendimento. Nas divulgações do programa, há um material explicativo sobre a melhor forma de descrever o projeto e o que incluir no vídeo Pitch.
  • O Representante Líder é a pessoa responsável por comparecer ao Encontro Vivo, caso seu projeto seja finalista. Recomenda-se que o colaborador resida na cidade de São Paulo/SP.
  • Se, na data do evento, o Representante estiver em período de férias ou afastado, poderá indicar um colaborador suplente para representá-lo no Encontro Vivo. O colaborador suplente deve ser um membro da equipe do projeto e deve ser escolhido em conjunto com todos os membros da equipe.
  • Caso o Representante Líder ou o colaborador suplente não residam na cidade de São Paulo/SP, é responsabilidade de sua área viabilizar a ida ao Encontro Vivo, considerando todos os custos envolvidos (como transporte, hospedagem e alimentação) e respeitando a agenda estipulada pela organização do evento.

Do representante

  • O Representante é o colaborador que desempenhou um papel fundamental para o sucesso do projeto e deve pertencer a uma vice-presidência diferente da do Representante Líder.
  • Deve apoiar o Representante Líder na elaboração do descritivo do projeto e no levantamento de informações e indicadores.
  • É responsável por garantir a validação da inscrição do projeto com seu diretor responsável.

Dos membros do projeto

  • Apoiar os representantes na construção do descritivo do projeto e levantamento de indicadores.
  • Prestar informações adicionais caso solicitado.

Do Comitê de Diretores

  • É responsabilidade do Comitê de Diretores retornar à equipe do Programa Vivo Reconhece (VP Pessoas) qualquer projeto que esteja em desacordo com as regras e normativas do programa.
  • O Comitê avalia os projetos de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
  • Cada comitê selecionará até 6 (seis) projetos vencedores por categoria nesta etapa. Os projetos vencedores serão classificados para a próxima fase de avaliação.
  • Em caso de empate, o Comitê utilizará como critério de desempate aqueles projetos que tenham inscrição integrada e maior impacto ou relevância para os resultados da empresa.

Do Comitê de Sponsors

  • O Comitê é composto por vice-presidentes que atuam como Sponsors de cada Eixo Estratégico.
  • É responsável por avaliar os projetos que venceram a Etapa Comitê e selecionar 24 projetos, sendo 3 (três) destaques e 1 (um) projeto vencedor em cada categoria.
  • O Comitê avalia os projetos de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
  • Em caso de empate, o Comitê utilizará como critério de desempate os projetos que tenham inscrição integrada e maior impacto ou relevância para os resultados da empresa.
  • Garantir que os projetos vencedores da Etapa Comitê sejam reconhecidos em suas VPs;
  • Somente o Comitê de Sponsors pode tratar qualquer tipo de exceção em relação aos projetos que possa ocorrer ao longo do processo, devendo justificar sua decisão.

VP de Pessoas

  • Garantir que o regulamento estabelecido para a premiação seja seguido.
  • Realizar a gestão e planejamento do programa de reconhecimento, de todas as etapas de avaliações e informações aos Comitês.
  • Convocar os membros dos Comitês, de acordo com as etapas, para avaliação dos projetos selecionados.
  • Garantir que as cerimônias de reconhecimento aconteçam conforme planejado para cada etapa.

Regras para participação

Elegibilidade do projeto:

  • São aceitos projetos com início a partir de 01/01/2025 e previsão de finalização até 31/12/2025. O projeto pode estar em andamento.
  • É obrigatório apresentar resultados mensurados até a data limite de inscrição do prêmio (12/09). Para projetos em andamento, é necessária a apresentação de indicadores parciais.
  • O time do projeto pode incluir, a seu critério, os resultados projetados. No entanto, o comitê de avaliação considerará apenas os resultados mensurados para medir o impacto do projeto.
  • Os projetos devem estar alinhados a um dos 6 Eixos Estratégicos do propósito, de acordo com os critérios descritos nas páginas 3, 4 e 5 deste regulamento.
  • Para projetos com atuação transversal (na frente de negócios B2B ou B2C, por exemplo), a equipe deve identificar onde seu projeto gera mais impacto e relevância para definir a categoria de inscrição. É responsabilidade do Representante Líder (e dos representantes em projetos integrados) validar a inscrição com seus respectivos diretores/líderes apoiadores.
  • O preenchimento do formulário de participação é obrigatório, realizado via sistema de inscrição divulgado nos canais internos de comunicação.
  • O envio do vídeo Pitch também é obrigatório e deve ser gravado pelo Representante do projeto, em formato MP4, preferencialmente na posição horizontal, com duração de até 2 minutos e tamanho máximo de 50MB. O conteúdo do vídeo será o critério de avaliação, e não a qualidade da edição.
  • O projeto deve seguir as normas e o código de ética da empresa.
  • Todos os projetos passarão por uma revisão técnica pela comissão organizadora do prêmio, que analisará a categoria de inscrição. Se um projeto não estiver na categoria mais adequada, sua categoria poderá ser ajustada, sem aviso prévio. Se um projeto ajustar sua categoria e for vencedor na Etapa Comitê ou na Etapa Final, as comunicações oficiais do Vivo Reconhece divulgarão a categoria correta.

Elegibilidade dos participantes:

  • Todos os colaboradores efetivos e estagiários podem se inscrever no prêmio, exceto especialistas, gerentes, diretores e vice-presidentes. Colaboradores nesses cargos não são elegíveis e não devem ser listados nas equipes dos projetos.
  • A participação de colaboradores terceiros, temporários e jovens aprendizes é vetada.
  • As equipes devem conter entre 3 e 15 colaboradores, incluindo o Representante Líder, representantes e membros.
  • O mesmo colaborador pode participar em mais de um projeto, seja como Representante Líder, representante ou membro da equipe.
  • Colaboradores inscritos no projeto que forem desligados não poderão ser substituídos. Colaboradores afastados por quaisquer motivos também não poderão ser substituídos. Caso um colaborador afastado faça parte de uma equipe vencedora, receberá o reconhecimento após o retorno ao trabalho e constará como membro da equipe nas comunicações.
  • Se o Representante Líder estiver afastado, o colaborador suplente assume suas responsabilidades.
  • Em inscrições INTEGRADAS, o Representante Líder e os Representantes devem ser de vice-presidências diferentes. Não há limite de VPs para os participantes MEMBROS de um mesmo projeto.
  • O prêmio é intransferível.

O meu projeto pode ser desclassificado?

Sim, o seu projeto pode ser desclassificado se não se enquadrar nas regras estabelecidas neste documento. Além disso, caso o mesmo projeto seja cadastrado em categorias diferentes dentro da mesma vice-presidência, isso também poderá resultar na desclassificação.


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do site oficial do Vivo Reconhece 2025.