Se você quer se inscrever ou conhecer um pouco melhor esse super programa, confira aqui o regulamento do Vivo Reconhece 2025!
O Vivo Reconhece foi criado em 2021 e seu objetivo é reconhecer, valorizar e premiar as equipes e os projetos que reforçam nosso propósito, com soluções inovadoras, colaborativas, com foco no cliente e de relevância para o negócio. Por meio do programa fomentamos a nossa Cultura, a inovação e a prática de reconhecimento, gerando mais desenvolvimento e um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.
O Prêmio reconhecerá projetos alinhados aos Eixos do propósito “Digitalizar para Aproximar”. Os projetos vencedores serão premiados em dois momentos diferentes: na celebração dentro da Vice-presidência e no Encontro Vivo.
Este ano o programa está estruturado em quatro etapas principais:
Comitê: formado por Diretores em cada Eixo Estratégico, este comitê será responsável por avaliar e selecionar 48 projetos vencedores. As equipes com projetos reconhecidos nesta etapa receberão um troféu, um certificado do programa e participarão de uma celebração especial em suas respectivas VPs.
Curadoria: esta etapa interna é dedicada à validação dos projetos inscritos, permitindo ajustes e readequações em conjunto com os representantes dos projetos.
Sponsor: comitê formado por Sponsors (Vice-presidentes) de cada pilar do propósito. Eles receberão os 48 projetos vencedores da Etapa Comitê e selecionarão 3 (três) destaques e 1 (um) projeto vencedor por categoria, totalizando 24 projetos destaques e 8 (oito) grandes vencedores do ano.
Encontro Vivo: anúncio dos 8 (oito) grandes projetos vencedores do Vivo Reconhece 2025.
Para participar da edição de 2025, o colaborador que atua como líder do projeto deve se inscrever pelo site oficial do Vivo Reconhece, que será divulgado por e-mail, Workvivo e Intranet. As inscrições estarão abertas de 01/09/2025 a 12/09/2025. Inscrições fora desse período não serão aceitas.
O processo de inscrição requer o compartilhamento das seguintes informações:
Veja os diferentes papéis no processo de inscrição:
- Representante líder: Apenas uma pessoa pode assumir este papel, a qual é o colaborador que liderou e representa a maior referência no projeto. Este membro deve pertencer à vice-presidência responsável por garantir o sucesso da iniciativa. Caso o projeto seja finalista, é o Representante Líder que comparecerá ao Encontro Vivo em nome do grupo. Ele é responsável por realizar a inscrição na plataforma e acompanhar todas as etapas do processo.
- Representante: Até dois colaboradores de vice-presidências distintas podem ocupar este papel (somente em inscrições integradas, conforme será explicado no próximo tópico). Esses representantes são os principais pontos focais de suas respectivas vice-presidências e tiveram uma participação fundamental no sucesso do projeto. É importante lembrar que o Representante Líder e os Representantes devem ser de vice-presidências diferentes.
- Membros: São colaboradores que contribuíram ativamente para o sucesso do projeto, mas não ocuparam papéis de liderança. Não há limite para o número de vice-presidências representadas por Membros.
Inscrição integrada com outras vice-presidências:
É possível inscrever um projeto de forma INTEGRADA com outras vice-presidências. Projetos integrados são aqueles que apresentam ampla complexidade e são liderados de maneira colaborativa entre diferentes vice-presidências, onde cada uma desempenha um papel relevante e estratégico para o sucesso do projeto.
Dessa forma, o projeto integrado terá um bônus no critério de Colaboração durante as avaliações e será considerado um dos critérios de desempate.
Cadastro do projeto em inscrições integradas:
Para cadastrar um projeto de forma integrada, o Representante Líder deverá realizar o registro na plataforma e indicar até dois Representantes de vice-presidências distintas. Após listar os Representantes, o Representante Líder poderá finalizar a inscrição incluindo os demais Membros do projeto. Embora não haja limite de vice-presidências para os Membros, é importante respeitar o limite total de até 15 pessoas na equipe, incluindo o Representante Líder, os Representantes e os Membros. Siga o passo a passo abaixo:
Caso o seu projeto não seja inscrito de forma INTEGRADA com outras vice-presidências, você deve seguir as etapas acima, exceto pela listagem de outros Representantes.
É responsabilidade do Representante Líder acompanhar as etapas de avaliação por meio do e-mail, bem como informar os colegas da equipe sobre o andamento do processo. Não serão considerados um mesmo projeto cadastrado em mais de uma categoria.
Atenção: o sistema considera automaticamente o colaborador que realiza a inscrição como o Representante Líder do projeto.
Observação: eventuais alterações nos prazos serão comunicadas com antecedência.
Os projetos participantes devem reforçar um dos 6 Eixos Estratégicos do propósito “Digitalizar para Aproximar”, que se desdobram nas 8 categorias de inscrição:
Categoria | Características dos Projetos | KPIs Associados |
---|---|---|
1. Vivo Total - B2C |
⦁ Infraestrutura de Telecom: expansão de cobertura, melhoria de qualidade e ou melhoria de velocidade das redes de fibra, 4G, 4.5G, 5G; implementação de nova tecnologia; migração de tecnologia. ⦁ Eficiência Operacional: desligue de rede legada; compartilhamento de rede móvel; eficiência em torres; venda de imóveis; retirada/ venda de cobre. ⦁ Totalização: aceleração da convergência de clientes/ Vivo Total (Fibra + Móvel). |
⦁ HPs e HCs Fibra; ⦁ Ocupação da Rede da Fibra (Take-up); ⦁ Velocidade Mbps Fibra; ⦁ Cobertura 4G, 4.5G, 5G; ⦁ Parque/ Acessos (Crescimento/ ganho líquido); ⦁ ARPU; ⦁ Sites fibrados; ⦁ Melhoria de SLA; ⦁ Redução de CAPEX e/ou OPEX Operacional; ⦁ Clientes convergentes; ⦁ Clientes Vivo Total. |
2. Vivo Total - B2B | ||
3. Vivo Max - B2C |
⦁ Serviços Digitais e Novos Negócios B2C & B2B: aceleração e melhoria do portfólio atual; lançamento de novos serviços e produtos digitais; aumento de penetração de serviços (produtos digitais por cliente). ⦁ Consumer Eletronics (Smartphones & Eletrônicos): melhoria, diversificação e aumento de portfólio; aceleração de vendas (em todos os canais). ⦁ Fusão & Aquisição de Empresas: expansão de portfólio; aumento de Startups do portfólio que fazem negócios com a Vivo. |
⦁ Receitas Serviços Digitais B2C & B2B (Participação na Receita Total Vivo); ⦁ Margem Serviços Digitais B2C & B2B; ⦁ Penetração de Serviços Digitais na base (P&S por Cliente); ⦁ Penetração Venda de Serviços Digitais nos Canais (Físicos e Digitais); ⦁ Venda de Smartphones e Eletrônicos; ⦁ Penetração Venda de Smartphones e Eletrônicos nos Canais (Físicos e Digitais); ⦁ Participação Startups nos negócios da Vivo. |
4. Vivo Max - B2B | ||
5. Vivo Sempre |
⦁ Satisfação do Cliente: melhoria de processos / jornada que aumentem a satisfação do cliente (projetos relacionados a digitalização devem ser inseridos em Vivo IA Digital). ⦁ Valor do Ciclo de Vida do Cliente: melhoria de jornada / experiência que aumentem o tempo do cliente na base da Vivo. ⦁ Canais: melhoria da experiência em todos os canais (Físico e Online). ⦁ Engajamento: aumento de clientes e da utilização do Vivo Valoriza, Vale Bônus etc. |
⦁ NPS; ⦁ Gap NPS vs. Concorrência; ⦁ TDNAs; ⦁ Abandono de chamadas; ⦁ BD por planta/ Massivas/ Reincidência; ⦁ Índice de Reclamações (Anatel/ Orgãos de Defesa do Consumidor); ⦁ Canais Físicos (Melhoria da experiência e ou melhoria desempenho/ resolutividade); ⦁ Índice de Resolutividade de Problemas; ⦁ Churn; ⦁ Retenção do cliente; ⦁ Clientes engajados e resgates Vivo Valoriza. |
6. Vivo IA Digital |
⦁ App Vivo: novas funcionalidades; melhoria da experiência do cliente; aumento da utilização do App Vivo. ⦁ E-Commerce: melhoria da experiência; aumento de vendas no e-commerce. ⦁ Casos de uso de IA/ Big Data: uso de IA e/ou digitalização para melhorar processos/ resolutividade (vendas, atendimento, etc.) e geração de eficiências / redução de custos da Vivo. ⦁ Sistemas: modernização tecnológica (implementação, migração, etc.) de sistemas para melhorar a experiência do cliente ou aumentar a eficiência da Vivo. |
⦁ Penetração App Vivo no parque/ segmentos; ⦁ Share de atendimentos Digitais; ⦁ Share de Vendas Digitais (e-commerce + App); ⦁ Redução de Tempo com IA; ⦁ Acurácia dos modelos de IA; ⦁ Processos digitalizados; ⦁ Canais Digitais (Melhoria da experiência e ou melhoria de desempenho/ resolutividade); ⦁ Time to Market TI; ⦁ Tempo de Indisponibilidade dos Sistemas/ App; ⦁ Redução/ Otimização de OPEX e ou CAPEX por IA e ou Digitalização. |
7. Futuro Vivo |
⦁ Ambiental / social: gerenciamento dos riscos e minimização dos impactos sociais e/ou ambientais causados pela operação da Vivo, como consumo de energia e água, emissões CO2, descarte/desperdício de materiais, reciclagem. ⦁ Governança & Compliance: fomento às melhores práticas de Governança Corporativa, transparência e integridade dos processos. ⦁ Regulamentação: fomento de políticas e regulamentos que contribuam para uma operação mais eficiente e perenidade dos negócios; mitigação ou reversão de multas; adaptação a normativas. ⦁ Eficiência Corporativa: benefícios/ eficiência tributários; recuperação de créditos fiscais; redução de custos; redução de contingências; ganhos de renegociação de contratos; redução de processos jurídicos. |
⦁ Emissões de CO2; ⦁ Coleta de resíduos eletroeletrônicos; ⦁ Indicadores FTV (pessoas impactadas, professores Capacitados, estudantes beneficiados); ⦁ Reputação (Rep Track, Merco, Top100 Corporate Knights); ⦁ Certificações; ⦁ Multas (TAC, etc.); ⦁ Redução/ Otimização de OPEX/custos por falta de Eficiência Operacional; ⦁ Contingências cíveis e ou trabalhistas. |
8. Eu, Nós, Vivo |
⦁ Saúde e bem-estar: incentivo ao bem-estar; promoção da saúde; segurança aos colaboradores. ⦁ Diversidade: aumento da diversidade dos times. ⦁ Ambiente de Trabalho: novas formas de execução do trabalho; novas espaços; novas metodologias (squads, design Thinking, etc.). ⦁ Carreira/ Performance: recrutamento (interno e externo), Programas (estágios, aprendiz, Trainees etc), Treinamentos. ⦁ Cultura: reforço e potencialização da Cultura Vivo (Paixão Púrpura). ⦁ Marca: posicionamento da marca; geração de conteúdo; peças e ações publicitárias para impulsionar o posicionamento, reputação e a marca Vivo. |
⦁ eNPS; ⦁ Reconhecimentos externos (GPTW, etc.) ⦁ Indicadores Diversidade; ⦁ Turnover; ⦁ Atração/ Retenção de Talentos; ⦁ HCs participantes das ações de saúde e bem-estar; ⦁ Treinamentos (participantes, certificações, etc.); ⦁ Força da Marca (Valor e Top of Mind); ⦁ Reputação da Marca. |
O processo de avaliação será feito em etapas:
⦁ Etapa Comitê: Comitês formados por DIRETORES em cada Eixo Estratégico serão responsáveis por avaliar e selecionar 48 projetos vencedores (6 por categoria).
Com base na descrição e nos resultados apresentados, cada comitê escolherá no máximo 6 projetos em sua respectiva categoria.
Serão selecionados os projetos que receberem as maiores notas médias por categoria. Os projetos escolhidos pelo Comitê de Diretores serão, então, encaminhados para a avaliação da Etapa Sponsor, de acordo com suas respectivas categorias.
⦁ Etapa Sponsor: É conduzida por um comitê formado por VICE-PRESIDENTES Sponsors de cada um dos pilares do propósito. Eles receberão os 48 projetos vencedores da Etapa Comitê e selecionarão 3 (três) destaques e 1 (um) projeto vencedor por categoria, totalizando 24 projetos destaques do ano e 8 (oito) projetos vencedores, distribuídos da seguinte forma:
1. Vivo Total - B2C: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
2. Vivo Total - B2B: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
3. Vivo Max - B2C: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
4. Vivo Max - B2B: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
5. Vivo Sempre: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
6. Vivo IA Digital: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
7. Futuro Vivo: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
8. Eu, Nós, Vivo: 3 destaques, sendo 1 deles o vencedor |
Serão considerados vencedores os projetos que receberem as notas mais altas na avaliação. Em caso de empate, serão utilizados como critérios adicionais se o projeto é integrado e os resultados que demonstram maior impacto para o avanço do propósito Vivo.
Critérios de avaliação:
Os projetos serão avaliados pelos comitês com notas de 0 a 10, considerando os seguintes critérios:
As inscrições dos projetos ocorrerão estritamente no período de 01/09 a 12/09/2025. A avaliação dos projetos será realizada de setembro a novembro de 2025.
Ao final de cada etapa, os membros dos projetos serão informados por e-mail sobre a classificação ou desclassificação de suas iniciativas.
Lembre-se: é responsabilidade do Representante Líder compartilhar com a equipe do projeto todas as devolutivas recebidas
Do Representante Líder
Do representante
Dos membros do projeto
Do Comitê de Diretores
Do Comitê de Sponsors
VP de Pessoas
Elegibilidade do projeto:
Elegibilidade dos participantes:
Sim, o seu projeto pode ser desclassificado se não se enquadrar nas regras estabelecidas neste documento. Além disso, caso o mesmo projeto seja cadastrado em categorias diferentes dentro da mesma vice-presidência, isso também poderá resultar na desclassificação.